03 jul

ABRA O OLHO, O DINHEIRO DA EMPRESA NÃO É SEU DINHEIRO!

É isso mesmo!
Iniciamos esse pequeno artigo, deixando bem claro que o dinheiro e todo o lucro que sua empresa produz NÃO É SEU!

Pense quantas empresas fecharam as portas por causa de uma má administração, onde os sócios ou donos direto utilizavam os lucros adquiridos para comprar um carro, imóvel e outros patrimônios.

Não parece muito sua cara? Então pense quantas vezes você utilizou o cartão de débito ou crédito da empresa para pagar um almoço, comprar roupas, passear no shopping, pagar um cinema…

Esse é o ponto mais simples mas o mais desrespeitado pelos administradores – proprietário – de empresas.
Nós achamos que ganhamos aquele dinheiro e portanto podemos gastá-lo.

Muito pelo contrário, aquele dinheiro não é seu, você não está roubando somente a si próprio, mas está lesando todos os colaboradores – empregados – que trabalham na sua empresa.

Sim, os seus funcionários estão no mesmo barco e se você fizer um furo pequeno nesse bote de borracha chamado SUA EMPRESA, pode ser que não afunde com um furo tão pequeno, mas, se você estiver furando diariamente uma hora seu bote terá tantos furos e  aguá invadindo pra dentro que não conseguirá vencer em jogá-la pra fora.
Daí você e todos dentro deste bote, ou seja todos seus funcionários, irão a deriva.

Por isso meu amigo leitor, você é o único responsável pelo sucesso ou desastre da sua empresa.
Na minha empresa atualmente temos 15 funcionários diretos, portanto 15 famílias que dependem de mim, isso mesmo sou o gestor que trará o sucesso, o pão de cada dia de todas essas familias.

Em outro artigo falaremos de Pró-labore, que traduzindo em miúdos é o seu dinheiro ou dinheiro de seus sócios. Ele serve para que os donos de empresa tenham sua retirada mensal baseada na porcentagem de ganho da empresa ou baseado em um valor único estipulado no seu fluxo de caixa mensal. Com o Pró-labore é possível controlar esse problema de utilizar o dinheiro da empresa para pagar contas pessoais.

Então espero muito que após esse artigo você amadureça o que você já sabia, pense nisso com carinho, afinal o sucesso da sua empresa depende somente de você.

Share this